Irã nomeia primeira mulher para cargo de embaixador
- Ahmad Halabisaz/XinhuaMarzieh Afkham é a primeira mulher a ocupar o cargo de embaixador no Irã; ela irá representar o país na Malásia
A República Islâmica do Irã nomeou pela primeira vez em sua história uma mulher como embaixadora no exterior, cargo que será ocupado pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Marzieh Afkham, na Malásia, informou nesta segunda-feira (9) a agência oficial "Irna".
De acordo com o meio, a veterana funcionária será responsável pela legação diplomática na Malásia, uma monarquia eletiva onde o islã é a religião oficial, no que constitui uma ruptura com as práticas diplomáticas iranianas nas quais os homens ocupavam todos os cargos de maior responsabilidade e de representação do Estado.
Afkham é a cara pública mais reconhecida no exterior do regime iraniano desde que o presidente Hassan Rohani, um clérigo iraniano de tendência moderada, assumiu o poder em agosto de 2013 e ela se transformou em porta-voz do Ministério das Relações Exteriores.
A nomeação de Afkham aconteceu formalmente em um ato que também serviu para apresentar seu substituto como porta-voz, Jaber Ansari, e no qual a nova embaixadora agradeceu ao ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, por "confiar nas mulheres e fazê-las participar dos avanços dos objetivos do país".
"A audácia desta decisão e a confiança dada às mulheres é uma honra que o senhor deu ao Ministério das Relações Exteriores", disse Afkham a Zarif.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2015/11/09/republica-islamica-nomeia-primeira-mulher-embaixadora-no-exterior.htm
Comentários
Postar um comentário