Onze empresas oficializam parceria por combate à violência contra mulher
Grupo formado por Pão de Açúcar, Caixa Econômica Federal,
Banco do Brasil e Petrobras assinou termo de adesão à campanha, nesta quinta
(27)
Onze empresas oficializam parceria por combate à violência
contra mulher
Maria da Penha
Grupo formado por Pão de Açúcar, Caixa Econômica Federal,
Banco do Brasil e Petrobras assinou termo de adesão à campanha, nesta quinta
(27)
por Portal Brasil : 27/03/2014 12:21
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da
Presidência da República (SPM-PR), Eleonora Menicucci, e representantes de 11
empresas públicas e privadas assinaram termo de adesão à campanha Compromisso e
Atitude pela Lei Maria da Penha – A Lei é mais forte, nesta quinta-feira (27).
Com a iniciativa, o combate à violência contra a mulher ganha novo reforço.
Lançada em 2012, a Compromisso e Atitude pela Lei Maria da
Penha – A lei é mais forte iniciou com a proposta de mobilização da sociedade e
dos sistemas de justiça e policiais para fortalecer os instrumentos de
responsabilização dos agressores. Agora, a ideia é que empresas e instituições
divulguem e desenvolvam ações sobre a Lei Maria da Penha e o Ligue 180 para o
público interno e externo.
Magazine Luiza, Grupo Pão de Açúcar, Fundação Vale,
Correios, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Caixa Econômica Federal, Banco
do Brasil, Itaipu, Avon, Petrobras e Petrobras Distribuidora compõem o grupo
que oficializou hoje apoio à campanha.
O envolvimento de empresas e instituições no enfrentamento à
violência pode reduzir a perda de recursos públicos e privados e também de
produtividade causadas pelas ausências das vítimas ao trabalho. Levantamento do
Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento aponta que a
violência contra a mulher causa 20% das faltas ao trabalho no mundo. Isso
significa que uma a cada cinco ausência é motivada por agressões ocorridas no
espaço doméstico.
As instituições internacionais calculam ainda que as
mulheres em idade reprodutiva perdem até 16% dos anos de vida saudável devido à
violência doméstica. O Brasil tem a Lei Maria da Penha, considerada pela ONU
Mulheres como uma das três melhores legislações mundiais para combater a
violência de gênero.
A ideia é que os parceiros da SPM desenvolvam ações sobre os
direitos das mulheres e o enfrentamento à violência. No plano apresentado pelas
empresas estão previstas atividades para difusão, promoção e fortalecimento de
ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.
A campanha é um dos seis eixos do programa Mulher, Viver sem
Violência. A finalidade do programa da SPM é viabilizar a integração do
atendimento às vítimas de violência, por meio de serviços públicos de
segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e
orientação para trabalho, emprego e renda.
As empresas e os parceiros da Campanha se comprometem a unir
esforços para o desenvolvimento de ações como:
I – Divulgar a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
e/ou demais serviços públicos para o atendimento de mulheres em situação de
violência;
II – Desenvolver ações para sensibilizar e ampliar o
conhecimento do público interno e/ou externo da empresa acerca dos direitos das
mulheres e o enfrentamento à violência; e
III – Divulgar informações sobre a legislação para o
enfrentamento à violência contra as mulheres, tal como a Lei 11.340/2006 – Lei
Maria da Penha.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2014/03/onze-empresas-oficializam-parceria-por-combate-a-violencia-contra-mulher
Secretaria de Políticas para as Mulheres
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