Como Redes Sociais Ruas VAO AS. Como aproveitar Melhor tanta Energia?
Marcha das Vadias e Mamaço.
Daqui da Minha janelinha virtual, tenho observado hum fenomeno Interessante E, para ELE, pra mim Fazer vencer a preguiça de escrever. Voces perceberam Como, Ultimamente parece Que como Redes Sociais estao Fazendo como PESSOAS, Finalmente, se apropriarem das SUAS Causas, SEM passar organizados POR GRUPOS? Acho Que ISSO E UMA grande mudança, Que introduz Mais hum Movimentos Sociais DESAFIO AOS. Como lidar com ISSO?
ESTOU fóruns do Brasil ha 9 anos, mas a Minha historia E de ativismo los Defesa dos Direitos da Mulher e, Mais especificamente, da amamentação. Como muitas amigas, atuei Época n'uma los Qué uma Divulgação das nossas ideias e nossos Eventos era Feita ainda POR Correio UO Telefone. Um Simples chegada fax fazer, FOI UM Avanço dificil de compreender se, Hoje em Dia. Uma era dificil Comunicação e, consequentemente, um e Participação como decisões acabavam Sendo Mais centralizadas.
Em 1996, QUANDO USAR começamos a uma internet, percebi, imediatamente, ó potenciais QUE ESSA FERRAMENTA pros Teria Sociais Movimentos. N organizamos los Grupos Virtuais e criamos Nosso site de Primeiro, Amamentação online , Que ESTA FORA DO AR, mas ajudou a milhares de mothers POR Mais de 10 Anos. Nessa Época, also Fiz varias Palestras parágrafo ONGs sobre o USO da internet e dizia Que Todo Mundo tinha Que Entrar, porqué E o Tipo de brincadeira Que Só TEM Graça, se a gente brinca Junto.
Hoje, ainda uma Que Situação NAO SEJA o ideal - sim, ainda existam muitas PESSOAS excluidas digitalmente - o Cenário E Muito Diferente DO Que eu vivi e como facilidades nd Comunicação NAO deixam brecha Muita parágrafo Que Grupos OU PESSOAS se considerem don @ s dos Movimentos . Daqui de Longe, percebo Muita gente com Vontade de Participar, opinar, refletir e essas PESSOAS NAS Redes Sociais encontram Como Facebook ou Twitter, o canal Que escoa Toda ESSA Energia.
Por Causa da Minha História, Dois Eventos me chamaram Atenção, recentemente. Os "Mamaços" e como "Marchas das Vadias" .
Mamaço
O Primeiro Mamaço Aconteceu los São Paulo, QUANDO UM Grupo de Mulheres FOI dar mamar no Espaço Itaú Cultural, EM UMA Apoio a Mãe Que havia Sido impedida de dar o seio AO Seu Bebê não locais, Antes Dias. (Nem Quero Falar sobre o absurdo Que E uma restrição da amamentação los CRP PÚBLICA NO BRASIL, coisa Que eu Nao ha via Atrás 9 ANOS, QUANDO vivia Ai, porqué ISSO E ASSUNTO parágrafo Outro Dia).
DEPOIS de São Paulo, o Mamaço se espalhou Pelo Brasil, nenhum Recife, Rio de Janeiro Cidades de e outras. O Que eu IAChE sensacional MESMO FOI Tudo ter partido de Pessoas Nao vinculadas a nenhum Grupo UO Rede de amamentação, mas de Mulheres Que Vivem OU ESSA viveram Experiência de alguma forma e queriam se reunir dar parágrafo SUA MENSAGEM.
Ja aconteceram eventos de "amamentação coletiva" NO BRASIL, POR GRUPOS Organizado Médicas UO insituições, mas ESSA FOI uma Primeira Vez (Que eu Saiba) Que Ø Evento Aconteceu de-forma espontânea Completamente de e ainda si reproduzindo Cidades in VARIAS.
E dificil alguem questionar o Mamaço , OU Ser contra a amamentação. De UMA forma Geral, como Reações FORAM As Melhores, somente idiotas Sistemas Operacionais CQC fizeram SEUS COMENTÁRIOS misóginos de Semper . Tambem, Nao Dá pra se esperar nada de Melhor Grupo hum Que Acha moderno Ser racista, sexista, homofóbico e anti-Semita ... Então NAO assistindo MESMO.
Marcha das Vadias
Como Todo Mundo Quase JÁ DEVE sabre, um Slutwalk surgiu nenhum Canadá, Como UMA RESPOSTA um policial Que hum FOI PRA Televisão DiZer Que, parágrafo Prevenir o estupro, como Mulheres deveriam evitar se vestir Como "vadias" ( "as mulheres devem evitar se vestir como vagabundas " ). A Velha Tendência de culpar uma vitima. Indignadas, como canadenses FORAM como Ruas, EM protesto, e acabaram arrastando, espontaneamente, marchas nd Inglaterra, Austrália, EUA, Índia e Brasil não. Fora como Que ainda Vão aparecer.
Não feminista Movimento, NEM Todo Mundo concorda com ESSA Estratégia de se "ressignificar" e de se apropriar da Palavra "vadia" ("slut"). Ue Nao tenho mas Certeza, um Princípio, Gosto da ideia. Acho Que E irônico e Funciona BEM. Mais ainda UMA Como Estratégia de marketing, Quantas marchas de protesto contra machismo São feitas de Todos os Anos, SEM NEM UM ter pouco da repercussão Que ESSA ESTA tendão? Pelo Menos, Nunca se VIU Tanto - Pelo Mundo todo - Cartazes com essas messages:
Como Redes Sociais tiveram hum Papel fundamentais pra Mobilização da Marcha, EM Todo Mundo. E eu Acho Que Meio Que pegaram comeu como militantes DO Movimento de Mulheres de Surpresa, in alguns Lugares.
No Recife, POR Exemplo, uma Marcha FOI POR Organizada Duas PESSOAS NAO TEM Que histórico de Participação los Eventos feministas. Pra complicar, um Deles E Homem - Chamado de Jesus e vestido um carater - Que (Como soube DEPOIS) FOI o portavoz do Movimento, Dando entrevistas de e Depoimentos. Fiquei curiosa pra ver Que não ia dar ISSO.
Nada contra ter Homens los Ações feministas, Muito Pelo contrario. Mas, Nao Deixa de Ser Estranho o protagonismo de hum Deles n'uma marcha Que visto denunciar o machismo Como o Verdadeiro culpado Pela Violência contra a Mulher.
Com ESSA Marcha, FOI apresentado como feministas O Desafio um Que me refiro, Nesse post, e Que Deveria Ser foi por elas pelas amigas reunioes NAS Próximas Fórum. Como lidar com um com Rapidez Que ESSA Ações Como se multiplicam internet na? Qual Nosso Papel Neles? Como NAO comer mosca e, AO MESMO tempo, respeitar a Expressão espontânea de Apoio a Causa UMA Que, afinal, nao è somente Nossa?
No Geral, Acho Que a Marcha Sucesso hum FOI. Vi muitas fotos bonitas e, pra Minha alegria, Além da Minha Filha, tava Todo Mundo LA.
Gostei de reconhecer muitas amigas militantes DO Fórum de Mulheres de Pernambuco , Como Suely, Marcia, Jô, como Loucas de Pedra Lilás e muitas outras. E FOI BOM Demais ver, juntinho a ELAS, UMA garotada nova, instigada, carregando Cartazes Muito Legais.
Aqui, não Outro Lado do Mundo, fiquei assuntando Como Teria Sido ESSE Encontro de gerações. Sim, porqué ali tinha Mulheres Que PODEM dar aula de Teoria de Gênero, Que TEM UMA Bagagem de Experiência não Movimento Que permite ver como uma Marcha das Vadias com Olhos Bem Diferentes das Meninas e meninos, Que estao ágora Chegando.
Claro Que Num Evento convocado Pela Internet TEM de Tudo, talvez algumas PESSOAS NAO estivessem entendendo Que aquela era UMA Ação feminista, mas NAO OS subestimaria meninos e Meninas, NAO. Acho Que o Pessoal PODE NAO ter um Teórica base, entendre NEM Que o feminismo E, mas TEVE uma Vontade, um Disposição de ir pra rua DiZer Que NAO SE PODE POR culpar A Mulher Ser vitima de estupro. Só ISSO, valeu a pena.
Nao li nada fazer Que Saiu nn Jornais e NEM vi nd Televisão como Matérias sobre a Marcha. Nao sei Bem o Que Disse o Jesus. Claro Que E UMA pena Que elementos tenha encabeçado a Marcha. E ESSE É O Maior Desafio, Na Minha Opinião, parágrafo OS Movimentos Sociais. Como NAO "comer mosca" e tentar se Integrar e Participar da Organização de Eventos Como ESSE, DESDE A Origem um. Pessoal, TEM Que Ficar de Olho NAS Redes Sociais!
Mas, o Que eu IAChE Mais bonito MESMO FOI um presence DO Movimento de Mulheres nd Marcha. Provavelmente, aquela FOI uma Primeira Vez Que ELAS los participaram de UMA Ação Feminista Como coadjuvantes, SEM ter Tido nenhuma Responsabilidade Direta no ato. E mandaram Muito BEM. Demonstraram Maturidade parágrafo Levantar uma bandeira com a garotada, respeitando Seu Ritmo e SUAS Iniciativas, SEM atropelá-los, ainda Que tenham percebido uns escorregões Aqui e ali.
Certamente FOI UMA Marcha Atípica pro Movimento. Alem do Jesus e alguns Rapazes fantasiados de mulher (o Que nn pareceu Muito esquisito), parece Que UMA das Moças da Organização Chegou comeu um AFIRMAR Que Nao era feminista e fez duras criticas AO Movimento. Bom, da MESMA forma Que Nao se Nasce Mulher, also Nao se Nasce feminista.
PoDE ter faltado um information Ela, Reflexão, mas existia uma Intenção de defensor Ô defendemos Qué NOS. Falamos Muito Aqui no blog e Espaços los other OS mitos sobre los Relação AO feminismo. NAO PODEMOS culpabilizar ninguem POR NAO entendre o Que Somos NÓS. Cabe à gente Incluir, estimular uma Reflexão e respeitar OS Processos de Transformação de CADA UM (a).
Muitas Vezes eu vi garotas chegarem Aqui não Síndrome , dizendo Que gostavam DO Que eu escrevia Mas Que ELAS NAO ERAM feministas. Meses DEPOIS começavam um entendre Que o feminismo NAO E Essa Coisa estereotipada Que enfiam nd Cabeça da gente e mudaram de Idéia. Sim, ELAS São feministas
Eu nasci ASSIM NAO, Aprendi (e Todo Dia aprendo mais) a me tornar UMA feminista. QUANDO era adolescente, POR Exemplo, Minha idola JÁ era Pagu, mas eu era "contra o Aborto", comeu entendre Que ESSA E UM Questão Muito Mais complexa, e Hoje sou Completamente favorável à descriminalização SUA. Um Aprende gente. Ou NAO. Mas QUEM JÁ ESTA HÁ Mais na Estrada ritmo TEM E Mais Que Ser tolerante.
Ue IAChE uma Marcha Das Vadias do Recife Bem bacana e hum marco.
Como ESTOU Escrevendo de Fora, de Longe, mas Conhecendo Bem como Personagens, POSSO DiZer Que vi ali o Momento los Que o Movimento historico, combativo e sedimentado se depara com uma Força da internet e da Juventude Que Quer Participar e, Na Minha Opinião, Saiu Muito se BEM. Respeitou e agregou.
Agora E SE manter Ligado parágrafo Que essas Meninas e meninos possam fazer Estar Lado da Gente. CADA UM (a) não Seu Ritmo, Cada um (a) Ao Seu Jeito, mas Semper com respeito e Participação Democrática.
fonte: http://sindromedeestocolmo.com/
DE SUA OPINIÃO SOBRE ESTE EVENTO QUE CRESCE ANO A ANO
ESTOU fóruns do Brasil ha 9 anos, mas a Minha historia E de ativismo los Defesa dos Direitos da Mulher e, Mais especificamente, da amamentação. Como muitas amigas, atuei Época n'uma los Qué uma Divulgação das nossas ideias e nossos Eventos era Feita ainda POR Correio UO Telefone. Um Simples chegada fax fazer, FOI UM Avanço dificil de compreender se, Hoje em Dia. Uma era dificil Comunicação e, consequentemente, um e Participação como decisões acabavam Sendo Mais centralizadas.
Em 1996, QUANDO USAR começamos a uma internet, percebi, imediatamente, ó potenciais QUE ESSA FERRAMENTA pros Teria Sociais Movimentos. N organizamos los Grupos Virtuais e criamos Nosso site de Primeiro, Amamentação online , Que ESTA FORA DO AR, mas ajudou a milhares de mothers POR Mais de 10 Anos. Nessa Época, also Fiz varias Palestras parágrafo ONGs sobre o USO da internet e dizia Que Todo Mundo tinha Que Entrar, porqué E o Tipo de brincadeira Que Só TEM Graça, se a gente brinca Junto.
Hoje, ainda uma Que Situação NAO SEJA o ideal - sim, ainda existam muitas PESSOAS excluidas digitalmente - o Cenário E Muito Diferente DO Que eu vivi e como facilidades nd Comunicação NAO deixam brecha Muita parágrafo Que Grupos OU PESSOAS se considerem don @ s dos Movimentos . Daqui de Longe, percebo Muita gente com Vontade de Participar, opinar, refletir e essas PESSOAS NAS Redes Sociais encontram Como Facebook ou Twitter, o canal Que escoa Toda ESSA Energia.
Por Causa da Minha História, Dois Eventos me chamaram Atenção, recentemente. Os "Mamaços" e como "Marchas das Vadias" .
Mamaço
O Primeiro Mamaço Aconteceu los São Paulo, QUANDO UM Grupo de Mulheres FOI dar mamar no Espaço Itaú Cultural, EM UMA Apoio a Mãe Que havia Sido impedida de dar o seio AO Seu Bebê não locais, Antes Dias. (Nem Quero Falar sobre o absurdo Que E uma restrição da amamentação los CRP PÚBLICA NO BRASIL, coisa Que eu Nao ha via Atrás 9 ANOS, QUANDO vivia Ai, porqué ISSO E ASSUNTO parágrafo Outro Dia).
DEPOIS de São Paulo, o Mamaço se espalhou Pelo Brasil, nenhum Recife, Rio de Janeiro Cidades de e outras. O Que eu IAChE sensacional MESMO FOI Tudo ter partido de Pessoas Nao vinculadas a nenhum Grupo UO Rede de amamentação, mas de Mulheres Que Vivem OU ESSA viveram Experiência de alguma forma e queriam se reunir dar parágrafo SUA MENSAGEM.
Ja aconteceram eventos de "amamentação coletiva" NO BRASIL, POR GRUPOS Organizado Médicas UO insituições, mas ESSA FOI uma Primeira Vez (Que eu Saiba) Que Ø Evento Aconteceu de-forma espontânea Completamente de e ainda si reproduzindo Cidades in VARIAS.
E dificil alguem questionar o Mamaço , OU Ser contra a amamentação. De UMA forma Geral, como Reações FORAM As Melhores, somente idiotas Sistemas Operacionais CQC fizeram SEUS COMENTÁRIOS misóginos de Semper . Tambem, Nao Dá pra se esperar nada de Melhor Grupo hum Que Acha moderno Ser racista, sexista, homofóbico e anti-Semita ... Então NAO assistindo MESMO.
Marcha das Vadias
Como Todo Mundo Quase JÁ DEVE sabre, um Slutwalk surgiu nenhum Canadá, Como UMA RESPOSTA um policial Que hum FOI PRA Televisão DiZer Que, parágrafo Prevenir o estupro, como Mulheres deveriam evitar se vestir Como "vadias" ( "as mulheres devem evitar se vestir como vagabundas " ). A Velha Tendência de culpar uma vitima. Indignadas, como canadenses FORAM como Ruas, EM protesto, e acabaram arrastando, espontaneamente, marchas nd Inglaterra, Austrália, EUA, Índia e Brasil não. Fora como Que ainda Vão aparecer.
Não feminista Movimento, NEM Todo Mundo concorda com ESSA Estratégia de se "ressignificar" e de se apropriar da Palavra "vadia" ("slut"). Ue Nao tenho mas Certeza, um Princípio, Gosto da ideia. Acho Que E irônico e Funciona BEM. Mais ainda UMA Como Estratégia de marketing, Quantas marchas de protesto contra machismo São feitas de Todos os Anos, SEM NEM UM ter pouco da repercussão Que ESSA ESTA tendão? Pelo Menos, Nunca se VIU Tanto - Pelo Mundo todo - Cartazes com essas messages:
Como Redes Sociais tiveram hum Papel fundamentais pra Mobilização da Marcha, EM Todo Mundo. E eu Acho Que Meio Que pegaram comeu como militantes DO Movimento de Mulheres de Surpresa, in alguns Lugares.
No Recife, POR Exemplo, uma Marcha FOI POR Organizada Duas PESSOAS NAO TEM Que histórico de Participação los Eventos feministas. Pra complicar, um Deles E Homem - Chamado de Jesus e vestido um carater - Que (Como soube DEPOIS) FOI o portavoz do Movimento, Dando entrevistas de e Depoimentos. Fiquei curiosa pra ver Que não ia dar ISSO.
Nada contra ter Homens los Ações feministas, Muito Pelo contrario. Mas, Nao Deixa de Ser Estranho o protagonismo de hum Deles n'uma marcha Que visto denunciar o machismo Como o Verdadeiro culpado Pela Violência contra a Mulher.
Com ESSA Marcha, FOI apresentado como feministas O Desafio um Que me refiro, Nesse post, e Que Deveria Ser foi por elas pelas amigas reunioes NAS Próximas Fórum. Como lidar com um com Rapidez Que ESSA Ações Como se multiplicam internet na? Qual Nosso Papel Neles? Como NAO comer mosca e, AO MESMO tempo, respeitar a Expressão espontânea de Apoio a Causa UMA Que, afinal, nao è somente Nossa?
No Geral, Acho Que a Marcha Sucesso hum FOI. Vi muitas fotos bonitas e, pra Minha alegria, Além da Minha Filha, tava Todo Mundo LA.
Gostei de reconhecer muitas amigas militantes DO Fórum de Mulheres de Pernambuco , Como Suely, Marcia, Jô, como Loucas de Pedra Lilás e muitas outras. E FOI BOM Demais ver, juntinho a ELAS, UMA garotada nova, instigada, carregando Cartazes Muito Legais.
Aqui, não Outro Lado do Mundo, fiquei assuntando Como Teria Sido ESSE Encontro de gerações. Sim, porqué ali tinha Mulheres Que PODEM dar aula de Teoria de Gênero, Que TEM UMA Bagagem de Experiência não Movimento Que permite ver como uma Marcha das Vadias com Olhos Bem Diferentes das Meninas e meninos, Que estao ágora Chegando.
Claro Que Num Evento convocado Pela Internet TEM de Tudo, talvez algumas PESSOAS NAO estivessem entendendo Que aquela era UMA Ação feminista, mas NAO OS subestimaria meninos e Meninas, NAO. Acho Que o Pessoal PODE NAO ter um Teórica base, entendre NEM Que o feminismo E, mas TEVE uma Vontade, um Disposição de ir pra rua DiZer Que NAO SE PODE POR culpar A Mulher Ser vitima de estupro. Só ISSO, valeu a pena.
Nao li nada fazer Que Saiu nn Jornais e NEM vi nd Televisão como Matérias sobre a Marcha. Nao sei Bem o Que Disse o Jesus. Claro Que E UMA pena Que elementos tenha encabeçado a Marcha. E ESSE É O Maior Desafio, Na Minha Opinião, parágrafo OS Movimentos Sociais. Como NAO "comer mosca" e tentar se Integrar e Participar da Organização de Eventos Como ESSE, DESDE A Origem um. Pessoal, TEM Que Ficar de Olho NAS Redes Sociais!
Mas, o Que eu IAChE Mais bonito MESMO FOI um presence DO Movimento de Mulheres nd Marcha. Provavelmente, aquela FOI uma Primeira Vez Que ELAS los participaram de UMA Ação Feminista Como coadjuvantes, SEM ter Tido nenhuma Responsabilidade Direta no ato. E mandaram Muito BEM. Demonstraram Maturidade parágrafo Levantar uma bandeira com a garotada, respeitando Seu Ritmo e SUAS Iniciativas, SEM atropelá-los, ainda Que tenham percebido uns escorregões Aqui e ali.
Certamente FOI UMA Marcha Atípica pro Movimento. Alem do Jesus e alguns Rapazes fantasiados de mulher (o Que nn pareceu Muito esquisito), parece Que UMA das Moças da Organização Chegou comeu um AFIRMAR Que Nao era feminista e fez duras criticas AO Movimento. Bom, da MESMA forma Que Nao se Nasce Mulher, also Nao se Nasce feminista.
PoDE ter faltado um information Ela, Reflexão, mas existia uma Intenção de defensor Ô defendemos Qué NOS. Falamos Muito Aqui no blog e Espaços los other OS mitos sobre los Relação AO feminismo. NAO PODEMOS culpabilizar ninguem POR NAO entendre o Que Somos NÓS. Cabe à gente Incluir, estimular uma Reflexão e respeitar OS Processos de Transformação de CADA UM (a).
Muitas Vezes eu vi garotas chegarem Aqui não Síndrome , dizendo Que gostavam DO Que eu escrevia Mas Que ELAS NAO ERAM feministas. Meses DEPOIS começavam um entendre Que o feminismo NAO E Essa Coisa estereotipada Que enfiam nd Cabeça da gente e mudaram de Idéia. Sim, ELAS São feministas
Eu nasci ASSIM NAO, Aprendi (e Todo Dia aprendo mais) a me tornar UMA feminista. QUANDO era adolescente, POR Exemplo, Minha idola JÁ era Pagu, mas eu era "contra o Aborto", comeu entendre Que ESSA E UM Questão Muito Mais complexa, e Hoje sou Completamente favorável à descriminalização SUA. Um Aprende gente. Ou NAO. Mas QUEM JÁ ESTA HÁ Mais na Estrada ritmo TEM E Mais Que Ser tolerante.
Ue IAChE uma Marcha Das Vadias do Recife Bem bacana e hum marco.
Como ESTOU Escrevendo de Fora, de Longe, mas Conhecendo Bem como Personagens, POSSO DiZer Que vi ali o Momento los Que o Movimento historico, combativo e sedimentado se depara com uma Força da internet e da Juventude Que Quer Participar e, Na Minha Opinião, Saiu Muito se BEM. Respeitou e agregou.
Agora E SE manter Ligado parágrafo Que essas Meninas e meninos possam fazer Estar Lado da Gente. CADA UM (a) não Seu Ritmo, Cada um (a) Ao Seu Jeito, mas Semper com respeito e Participação Democrática.
fonte: http://sindromedeestocolmo.com/
DE SUA OPINIÃO SOBRE ESTE EVENTO QUE CRESCE ANO A ANO
Comentários
Postar um comentário