Consumo feminino de mídia entre 2009 e 2010
Postado por sophiamind em 14/03/2011 às 12:23
Categoria: Consumo de Mídia Entretenimento Internet Pesquisas
Tags:
Pesquisa da Sophia Mind revela aumento no uso de internet via celular pelas brasileiras
Consumo passou de uma para três horas semanais, maior crescimento relativo entre todas as mídias
Um estudo recente realizado pela Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, acompanhou o consumo de mídias (TV, internet, rádio, jornal impresso e revistas) das brasileiras durante os meses de dezembro de 2010 e janeiro 2011. A pesquisa foi realizada via questionário online, com aproximadamente duas mil mulheres.
De acordo com a Opera Software, produtora de navegadores para internet, o tráfego mundial de dados vem crescendo constantemente. Na comparação entre 2009 e 2010, o aumento foi superior a 130%. Apesar dos usuários do sexo masculino ainda serem maioria, o ritmo atual entre as usuárias mulheres é mais acelerado. Estima-se que em 2012 o número de usuários de internet móvel chegará a um bilhão, o dobro dos registrados atualmente em todo o mundo, segundo cálculo da Ericsson.
Apesar do número crescente, o custo do acesso em 2010 foi um dos fatores que impactou negativamente esse crescimento. Segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) divulgado em outubro de 2010, o Brasil tinha os pacotes de dados mais caros entre os países emergentes (US$ 120 contra US$ 50 da média dos 78 países pesquisados). Nos últimos meses, porém, as operadoras brasileiras de telefonia móvel já oferecem pacotes de uso de internet móvel com tarifas mais reduzidas, inclusive para clientes de plano pré pago (tarifas promocionais entre R$ 0,39 e R$ 0,50 por dia).
Segundo o levantamento, 71% das usuárias de telefonia móvel possuem apenas o plano pré-pago e 22% o pós-pago. Ainda existem 7% das mulheres que possuem linhas nas duas modalidades de plano. O consumo de internet móvel passou de uma para três horas semanais, maior crescimento relativo entre todas as mídias. Esse aumento se deve a dois movimentos:
- Crescimento das usuárias de internet via celular, de 13% em dezembro de 2009 para 21% para dezembro de 2010.
- Aumento da média de tempo dedicada entre as usuárias que consumiram essa mídia. Considerando apenas as mulheres que tiveram algum consumo de mobile internet, a média era de 10 horas semanais em dezembro de 2009 e cresceu para 13 horas semanais no mesmo período em 2010.
Meio de comunicação essencial – A pesquisa revelou que mais da metade das usuárias não viveria sem Internet atualmente. O celular aparece em segundo lugar no ranking mostrando do que é essencial no dia a dia das mulheres. A união dos dois meios de comunicação representa uma potente arma para facilitar as atividades femininas, possibilitando, muitas vezes, amenizar a sensação de perda de tempo no deslocamento entre casa e trabalho, em filas etc.
Redes sociais e blogs – Noventa por cento das mulheres usuárias de internet disseram ser cadastradas em alguma rede social, como Orkut, Facebook, MSN ou Twitter. Os blogs também aparecem em destaque e são cada vez mais acessados, com papel importante no crescimento desta categoria da pesquisa. Do total de mulheres entrevistadas, 53% acessam as redes sociais pelo menos uma vez por dia, gastando, em média, duas horas.
Apesar do nível de maturidade de certos veículos de comunicação, ainda existem outros que apresentam crescimento de penetração e tempo de consumo elevados. A tendência é que esta mídia continue crescendo nos próximos meses, visto que o grande bloqueio no acesso, como preços dos pacotes de dados e dos handsets apropriados, está sendo removido. Com isso, já é possível observar que o número de mulheres que acessam a internet pelo celular está aumentando, bem como o tempo de navegação.
http://www.sophiamind.com/pesquisas/consumo-feminino-de-midia-entre-2009-e-2010/
Categoria: Consumo de Mídia Entretenimento Internet Pesquisas
Tags:
Pesquisa da Sophia Mind revela aumento no uso de internet via celular pelas brasileiras
Consumo passou de uma para três horas semanais, maior crescimento relativo entre todas as mídias
Um estudo recente realizado pela Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, acompanhou o consumo de mídias (TV, internet, rádio, jornal impresso e revistas) das brasileiras durante os meses de dezembro de 2010 e janeiro 2011. A pesquisa foi realizada via questionário online, com aproximadamente duas mil mulheres.
De acordo com a Opera Software, produtora de navegadores para internet, o tráfego mundial de dados vem crescendo constantemente. Na comparação entre 2009 e 2010, o aumento foi superior a 130%. Apesar dos usuários do sexo masculino ainda serem maioria, o ritmo atual entre as usuárias mulheres é mais acelerado. Estima-se que em 2012 o número de usuários de internet móvel chegará a um bilhão, o dobro dos registrados atualmente em todo o mundo, segundo cálculo da Ericsson.
Apesar do número crescente, o custo do acesso em 2010 foi um dos fatores que impactou negativamente esse crescimento. Segundo relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) divulgado em outubro de 2010, o Brasil tinha os pacotes de dados mais caros entre os países emergentes (US$ 120 contra US$ 50 da média dos 78 países pesquisados). Nos últimos meses, porém, as operadoras brasileiras de telefonia móvel já oferecem pacotes de uso de internet móvel com tarifas mais reduzidas, inclusive para clientes de plano pré pago (tarifas promocionais entre R$ 0,39 e R$ 0,50 por dia).
Segundo o levantamento, 71% das usuárias de telefonia móvel possuem apenas o plano pré-pago e 22% o pós-pago. Ainda existem 7% das mulheres que possuem linhas nas duas modalidades de plano. O consumo de internet móvel passou de uma para três horas semanais, maior crescimento relativo entre todas as mídias. Esse aumento se deve a dois movimentos:
- Crescimento das usuárias de internet via celular, de 13% em dezembro de 2009 para 21% para dezembro de 2010.
- Aumento da média de tempo dedicada entre as usuárias que consumiram essa mídia. Considerando apenas as mulheres que tiveram algum consumo de mobile internet, a média era de 10 horas semanais em dezembro de 2009 e cresceu para 13 horas semanais no mesmo período em 2010.
Meio de comunicação essencial – A pesquisa revelou que mais da metade das usuárias não viveria sem Internet atualmente. O celular aparece em segundo lugar no ranking mostrando do que é essencial no dia a dia das mulheres. A união dos dois meios de comunicação representa uma potente arma para facilitar as atividades femininas, possibilitando, muitas vezes, amenizar a sensação de perda de tempo no deslocamento entre casa e trabalho, em filas etc.
Redes sociais e blogs – Noventa por cento das mulheres usuárias de internet disseram ser cadastradas em alguma rede social, como Orkut, Facebook, MSN ou Twitter. Os blogs também aparecem em destaque e são cada vez mais acessados, com papel importante no crescimento desta categoria da pesquisa. Do total de mulheres entrevistadas, 53% acessam as redes sociais pelo menos uma vez por dia, gastando, em média, duas horas.
Apesar do nível de maturidade de certos veículos de comunicação, ainda existem outros que apresentam crescimento de penetração e tempo de consumo elevados. A tendência é que esta mídia continue crescendo nos próximos meses, visto que o grande bloqueio no acesso, como preços dos pacotes de dados e dos handsets apropriados, está sendo removido. Com isso, já é possível observar que o número de mulheres que acessam a internet pelo celular está aumentando, bem como o tempo de navegação.
http://www.sophiamind.com/pesquisas/consumo-feminino-de-midia-entre-2009-e-2010/
Comentários
Postar um comentário