Saiba como a mídia afeta a autoestima das mulheres

Não é segredo para ninguém que revistas e sites sobre celebridades mexem com a autoestima e a vaidade feminina. Mas não se trata apenas de reproduzir um estereótipo já formulado. Essas páginas também ditam uma onda de neuras e fixações na busca por corpos distantes e impossíveis.



Na última semana, deparei com uma notícia envolvendo a atriz americana Kirstie Alley. Ela passou anos lutando contra a balança (e as cobranças da mídia), conseguiu emagrecer 45kg, mas voltou a receber novos apontamentos: suas rugas, flagradas durante uma compra no supermercado, renderam o maldoso apelido de “maracujá”, concedido por um site.



A crítica sobre Kirstie até poderia ser boba e engraçada, caso ela não fosse uma bela mulher de 60 anos. Isso mesmo: muuuito bonita em seu relógio biológico natural. Penso que ressaltar algo negativo em uma mulher que está de acordo com a sua idade induz muitas outras a esquecerem algo importante - valorizar a beleza de cada fase da vida - e a buscarem desenfreadamente a fórmula da juventude.



Curioso é que, quando os jornalistas (e os leitores) deparam-se com mulheres que abusam das plásticas, justamente para fugirem dos apontamentos sobre rugas (e sobre a idade), eles voltam a alfinetar. Que digam as socialites Michaela Romanini, Jocelyn Wildenstein e a mãe de Sylvester Stallone, que estampam a maioria das listas envolvendo micos da beleza. Assim fica difícil...



“NÃO QUERO SER A GOSTOSA DE 40 ANOS DE BIQUÍNI”



No último mês, a atriz Maria Paula, conhecida pela atuação no Casseta & Planeta (Rede Globo), comentou em um canal político sobre a saída do humorístico. Segundo ela, não existe mais a vontade de aparecer como a gostosona na televisão aos 41 anos.



“Acho um absurdo a mídia que vende ‘Aos 50, tal atriz aparece com corpinho de 20’, ‘Após da à luz, tal atriz emagrece 20Kg’ em dois meses. Isso não é humano, não é benéfico para ninguém, muito menos para a criança, a mãe, a mulher”, defendeu a artista.



Maria Paula está certa! Mesmo quando a mídia elogia a beleza de uma celebridade ela promove um desserviço público. Veja essas últimas do site Ego envolvendo “beleza e maternidade”: “Victoria Beckham exibe boa forma apenas quatro meses após dar à luz”, “Dois meses após dar à luz, Eliana mostra boa forma em evento de beleza” e até, prestem atenção, “Selma Blair exibe ótima forma apenas um mês após dar à luz”. Em um mês?!?



Mas já quando o assunto é pegação no pé – como fazem com Kirsten - nem mesmo grávida eles poupam. Um exemplo é Mariah Carey: “Três meses após dar à luz, Mariah Carey posta foto de maiô e exibe quilos a mais”. Tadinha!


chamadas de vários sites de celebridades

“EU NÃO GOSTO DE VER AQUELES BURAQUINHOS”
A frase do ex-galã José Mayer certamente fez muitas mulheres destilarem ofensas ao “Pereirinha” de Fina Estampa (Rede Globo). Em declaração à revista Claudia - sim, uma revista feminina!- ele ajudou a emplacar mais uma neura das mulheres: as celulites.
E olha como gostamos de ler notícias sobre celulites na internet, elas parecem mais importantes que o próprio artista: “Luma de Oliveira deixa celulites à mostra com shortinho”, “Madonna estaria cada vez mais obcecada em sua luta contra a celulite” e, parece mentira, mas é verdade, “Marta Love exibe celulites e (mesmo assim!) devora sanduíche na praia”.

A lista continua: “De biquíni branco, Ellen Jabour mostra apenas um furinho de celulite no bumbum”, “Ex-bbb Natália exibe o bumbum cheio de celulite em praia do Rio”, “Maiô da vovó não protege Reese Witherspoon de exibir celulite” e “Solange Gomes exibe gordurinhas e celulite durante corrida na praia”. É para “detonar” com a autoestima de qualquer mulher, não?

E, provando que artista sofre, sim, com essas notas, comparei duas notícias sobre o corpo da atriz Maria Fernanda Cândido. Em uma primeira, ela é “flagrada” na praia com celulites e, na segunda, fala que está fazendo tratamento para combater esse mal tão natural no corpo de toda mulher. De acordo com a colunista Mônica Bergamo, o tratamento custa R$450.

PEGAÇÃO NO PÉ

De todas as celebridades mais zoadas neste ano, nenhuma supera Nana Gouvêa e as ex-bbbs Paulinha e Natália. Todas foram motivos de chacota pelo corpo e certamente ficaram muito chateadas com o que leram.
Em junho, Nana começou a virar notícia por já não exibir o corpão violão dos anos 90 e ganhou uma nota com o título: “O que houve, Nana Gouvê? Atriz exibe gordurinhas a mais e celulite em praia”. Foram mais de nove notas com o destaque para a forma da modelo, até que... “Agora sim! Nana Gouvêa exibe corpo sem celulite na praia”.
Já Paulinha passou por um regime do Ego e pagou mico toda vez que subia na balança. Foi até acusada de mentirosa quando revelou ter perdido alguns quilos e a balança apontava outro. Quando desistiu do regime, recebeu a “carinhosa chamada”: “Tá tomando fermento? Ex-BBB Paulinha aparece rechonchuda em boate”.

E Natália, que faz corridas e é triatleta, também uma das sorteadas pelo site, que escreveu: “Ex-BBB Natalia exibe o bumbum cheio de celulite em praia do Rio”. Pior é que dentro da matéria, as legendas das fotos foram ainda mais cruéis: “Quanta celulite!” e “Até que de frente não tá tão ruim... Mas é bom reforçar a malhação”. fonte:http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/lifestyle/2011/12/15/290293-saiba-como-a-midia-afeta-a-autoestima-das-mulheres acesso em 30 de dezembro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo