quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Coca-Cola Christmas ads | propagandas antigas


coca-cola-papai-noel-1931
O verdadeiro símbolo do Natal é Jesus Cristo, isso é inegável. Mas essa época também tem outro símbolo muito forte criado pelo capitalismo, ou melhor, pela propaganda: O Papai Noel ou Santa Claus.
Um velhinho simpático, gordinho, com barba branca, vestido de vermelho e branco… e tomando refrigerante. essa foi a concepção que o ilustrador americano Haddon Sundblom teve ao ser convidado pela Coca-Cola para desenvolver sua campanha de Natal de 1931. Isso foi uma grandejogada de Marketing da empresa para conquistar um público mais jovem e impulsionar as vendas.
E também ajudou ao ‘bom velhinho’ a se tornar uma figura sazonal e onipresente, e transformar esse período numa data comercial. Abaixo trago uma bela seleção de “anúncios de Natal antigos da Coca-Cola” começando pelo primeiro de 1931 (onde a imagem que conhecemos hoje foi usada):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONG explica campanha feminista com Cruzeiro, que vira destaque internacional

Ação é tida como a primeira de uma sequência de etapas de conscientização   João Vítor Marques /Superesportes  ,  Tiago Mattar /Superes...