Próteses da PIP eram 50% mais barata



Carla Guedes

A Londrina e Maringá compraram 461 próteses mamárias da marca Poly Implant Protheses (PIP). A Vigilância Sanitária Estadual acredita que ao menos 2.084 implantes foram comercializados no Paraná. As próteses da PIP estão no centro de um escândalo desde que testes mostraram que têm alta chances de romper e que foram fabricadas com silicone industrial, favorecendo inflamações nos tecidos do corpo. O Brasil importou 34.631 unidades da marca, das quais 24.534 foram vendidas. A França recomendou que 30 mil mulheres removam as próteses .




O SUS fará a cirurgia de troca dos implantes sem custo, desde que não seja por motivo estético. O cirurgião plástico Paulo Padovez diz que não há razão para pânico. "É um caso isolado de uma empresa e todas as mulheres com implantes mamários de outras marcas devem continuar a se sentir seguras", tranquiliza. A primeira cirurgia de prótese de silicone nos seios foi feita na década de 60.



Fotos/Douglas Marçal



De lá para cá, a qualidade dos implantes evoluiu muito. "Antes dos anos 80, o silicone era líquido. Já hoje, é um gel que, em caso de ruptura, não vaza", destacou. Para o médico, o episódio envolvendo a PIP só reforça a importância de se optar por marcas consagradas. "O médico tem que investigar a origem da prótese. As da PIP surgiram no Brasil em 2009 pela metade do preço das outras".

"As próteses da PIP apareceram no Brasil em 2009 pela metade do preço das outras e chamaram a atenção pelo preço. Por isso, tudo o que é muito barato tem que desconfiar. É igual gasolina".

O DIÁRIO - O problema com as próteses de silicone da PIP deixaram as pacientes preocupadas?

PAULO PADOVEZ - Nesses dias sim, mas nunca estiveram preocupadas. É uma questão antiga, de 2010. Segundo a Anvisa, a comercialização e a distribuição das próteses da PIP foram suspensas em abril de 2010. É importante dizer que toda prótese de silicone pode romper, mas o índice de ruptura é muito baixo, em torno de 1% a 2%. Essa prótese da PIP começou a romper mais, com índice de 15% a 20%. Percebendo o que estava acontecendo, começaram a fazer pesquisas. Descobriu-se que eles (a empresa fabricante) apresentaram para registro uma prótese, mas fabricavam outra, com o silicone industrial. É o mesmo de uma indústria apresentar para registro um remédio com uma substância, mas fabricar e distribuir um que contenha farinha. É importante dizer que as mulheres não devem entrar em pânico porque foi um caso isolado em apenas uma marca.



As próteses da PIP devem ser removidas?

Recomenda-se que as mulheres portadoras de implantes dessa marca façam avaliação médica para decidir o que será feito. O melhor é fazer um ultrassom e discutir o que a paciente quer fazer. Em caso de não rompimento do implante, a mulher deve ter acompanhamento e fazer exames a cada seis meses.



Como as próteses dessa marca entraram no Brasil?



Elas apareceram no Brasil em um congresso em 2009. Era uma prótese que apareceu pela metade do preço das outras e chamou a atenção por causa disso. Mas em um ano, começaram a surgir os problemas e a comercialização foi proibida. Por isso, tudo o que é muito barato tem que desconfiar. É igual gasolina, quando está muito barato, você desconfia. Digo isso porque as próteses de silicone mantêm mais ou menos um preço.



Qual a diferença do silicone dos implantes da PIP e das demais marcas?

Segundo os testes, havia comprometimento na resistência do envoltório da prótese. Além disso, o silicone que preenchia o implante não era médico, e sim industrial. Foi por isso que elas foram retiradas do mercado. Todas as mulheres com implantes mamários de outras marcas devem continuar a se sentir seguras.



O que deve mudar daqui para frente quando se fala em cirurgia para prótese de silicone nos seios?



As pacientes têm ligado no consultório perguntando se usamos a prótese francesa da PIP. Eu nunca usei e nunca vi essa prótese. Acho que daqui para frente, profissionais e pacientes devem usar marcas de próteses consagradas. Temos que tomar cuidado com as novidades porque aparecem várias marcas novas de próteses. Outro dia, um representante ofereceu uma prótese que era baratinha. Disse que era de fabricação francesa, mas a matéria-prima era chinesa. O médico tem que investigar a origem da prótese. O que esse episódio traz é o seguinte: reforça mais as marcas tradicionais com 20 anos de mercado.



O que acontece quando o implante de silicone rompe?
Há alteração na forma (do seio) e ele murcha um pouco. O silicone não vaza porque o corpo forma uma cápsula de fibrose em volta da prótese. Quando há vazamento, acontece uma alteração estética, mas é muito raro, apesar de toda prótese ter índice de ruptura. O silicone das próteses fabricadas após os anos 80 é chamado gel coesivo. O conteúdo fica retido naquela cápsula e não causa nenhum dano. As próteses dos anos 70 eram preenchidas com silicone líquido e murchavam de uma só vez quando rompiam.



O que contribui para a ruptura do implante?
Traumatismos, como acidentes de trânsito, esportes agressivos e de contato. Pode haver ruptura até na compressão para fazer a mamografia. A mulher que tem a prótese deve informar antes do exame.

A cirurgia para implante de silicone nos seios é um procedimento antigo?

Começou a ser feita na década de 60, entre 1963 e 1964. E de lá para cá a qualidade da prótese foi melhorando. Hoje, junto com a lipoaspiração, é a cirurgia plástica mais procurada.

O que a mulher deve analisar antes de fazer a cirurgia?
Ela tem que estar preparada emocionalmente. Como o silicone é muito procurado, às vezes a mulher pensa que colocando as próteses a vida dela vai mudar. É claro que existe melhora na autoestima, o que é visto em todas as pacientes. Você vai na praia e vê que a maioria das mulheres têm silicone. É uma cirurgia rápida e com resultado bom. As contraindicações são raras. A recuperação também é rápida e ela deve apenas evitar exercício físico, dirigir e movimentar os braços principalmente nos primeiros 15 dias.

O procedimento é procurado por qual faixa etária?

Dos 18 aos 35 anos. Na faixa mais jovem, elas procuram o silicone porque querem ter mamas mais bonitas e maiores. E na mulher que já teve filhos e já amamentou é para recuperar o tamanho dos seis após a amamentação.

"As mulheres não querem mais exagero e hoje estão procurando próteses que  deixam a mama mais bonita. Há alguns anos, o tamanho chegava fácil a 400 ml. Agora, fica na faixa dos 300  a 320 ml’’
Fabricantes das próteses dizem que o tamanho dos implantes aumentou nos últimos 10 anos.
Aumentou mesmo, só que agora estabilizou. Na época da Feiticeira, que tinha mama muito grande, o pessoal queria daquele jeito. Agora, as mulheres não querem mais exagero e hoje em dia estão procurando próteses que deixam a mama mais bonita. Alguns anos atrás, o tamanho das próteses chegava fácil a 400 mililitros. Já hoje, fica na faixa de 300 a 320 mililitros. As pessoas estão mais conscientes e querem uma mama mais bonita, maior, mas sem exagero para não cair no vulgar.

Como é feita a escolha da prótese?
Geralmente, as marcas têm volumes diferentes e trabalhamos com o tipo de mama que a paciente tem. Cada marca tem um padrão. Orientamos também que a mama muito grande começa a ficar muito lateralizada e parece que a mulher engordou, mas nem é isso que ela procura. A escolha da prótese depende do tipo físico da paciente, da altura, largura do tórax, volume da mama, do tipo de pele e um pouco do desejo de cada paciente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo