O sapato transformou o corpo da mulher

Christian Louboutin é um dos designers de sapatos mais festejados pelas estrelas, o homem por quem algumas mulheres ícones de estilo, como Angelina Jolie, Penelope Cruz, Sarah Jessica Parker, Jennifer Lopez, Nicole Kidman e Victoria Beckham declaram paixão arrebatadora.


Pessoalmente, ele não deixa transparecer tal poder. É uma pessoa de fala mansa, despretensiosa, que veste jeans, camiseta e tênis. Nos anos 1990, trouxe de volta à moda os saltos agulha, as botas altas e os spikes (detalhes em metal).
Começou sua produção em 1991 e, no ano seguinte, abriu sua primeira loja em Paris. O que fez sua marca considerada pelo Luxury Institute por três anos consecutivos a mais desejada do mundo se transformar em um objeto de desejo foram as solas vermelhas.

ENTREVISTA
Sua paixão por sapatos começou ao ver as showgirls?
Christian Louboutin — Elas sabem descer lindamente as escadas. Quando você desce uma escada, você olha para o seu pé. As showgirls olham para frente. Esse movimento das pernas é superimportante para elas. As showgirls querem ter atenção para o tronco, as pernas têm que ficar nuas. Elas precisam que o sapato suma, mas que as elevem ao máximo.
A perna de uma mulher começa no decote do biquíni e termina na cava da frente do sapato. Se a cava é grande, a perna aumenta. Por isso, as showgirls sempre usam sapatos bem cavados aparecendo o começo dos dedos. Esse foi um dos primeiros truques que eu aprendi. O segundo foi sobre as meia-patas. Ninguém quer ver o tamanho do salto. Por isso, coloquei-as para dentro do sapato. A mulher pode andar e dançar sem se preocupar com o sapato.
Você criou um estilo que inspira outros estilistas. Como vê as cópias?
Louboutin — Quando a silhueta é copiada, eu tomo como um elogio. Quando copiam a sola vermelha, me irrita. Mas ainda é muito estranho quando eu vejo uma cópia exata. Parece uma extensão do seu trabalho. Eu estava em um mercado em Kyoto e vi uma cópia exata. Foi engraçado. Ele foi feito de um jeito muito barato, mas todos os detalhes do sapato estavam lá. É bom ver que o que você cria é transportado para lugares que você nunca imaginaria.
Por que o sapato faz a mulher sexy?
Louboutin — Ele traz uma atitude, muda a linguagem corporal. A mulher ganha consciência do corpo e ela mesmo se deixa ser sexy. A maneira como ela anda e se move muda.

O salto desperta esse lado sexy?
Louboutin — Normalmente. Mas há mulher sexy sem salto. O exemplo clássico é Brigitte Bardot nos anos 1960, com as sapatilhas bailarinas. Bardot sempre usou sapatilhas, mas andava como uma pantera. O sapato era muito decotado na frente. O pedacinho dos seus dedos ficava à mostra. Então, tem algo de nudez. O primeiro decote é na região dos seios, o segundo é no pé.
As pessoas se surpreendem com esse decote. Quando abri minha loja em Paris, ficava observando as mulheres dizendo que não conseguiam usar o decote nos sapatos porque se sentiam nuas. Nunca entendi isso. Sandálias expõem muito mais os pés. Mas essa parte do pé evoca alguma coisa sexy.

Por que as mulheres amam sapatos?
Louboutin — O sapato transforma o corpo das mulheres. Ele não é só conectado com o pé, ele está conectado a toda a silhueta. Quando você vê uma mulher comprar sapatos, ela vai ao espelho e olha o corpo. Ela se vira, olha as costas, a bunda, o tronco. Se gostar da postura, aí olha para o sapato. Quando compra o sapato, ela está remodelando o corpo. Não é só pelo sapato. É como a postura dela fica, com aquele sapato. É toda essa atitude que explica. É uma questão de feminilidade.
 Diaponivel: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/donnadc/19,0,3228196,O-sapato-transforma-o-corpo-da-mulher-diz-Christian-Louboutin-em-entrevista.html : Acesso em 7 de março de 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo