JOANA DE VILHENA NOVAES Uma mulher que merece destaque

O INTOLERÁVEL PESO DA FEIÚRA. SOBRE AS MULHERES E SEUS CORPOS.
JOANA DE VILHENA NOVAES
“Beleza é artigo de primeira necessidade”: este é o lema que perpassa os depoimentos das mulheres entrevistadas por Joana de Vilhena Novaes ao longo dos dez anos de sua pesquisa de campo. Nas academias de malhação, nas ante-salas das clínicas de cirurgia plástica, ou nos grupos de pacientes à espera de gastroplastia redutora, há o consenso: “só é feia quem quer”. E quem não quiser se enquadrar nos atuais cânones de beleza sofrerá o merecido castigo da rejeição e da exclusão.
Pois beleza e feiúra nada têm de “natural”. São vivenciadas em termos morais, e lembra a Autora que a feiúra era vista, pelos antigos gregos, como reveladora de defeitos de caráter. Na sociedade ocidental contemporânea, que se define pela busca narcisista do gozo imediato e pelo abandono dos valores religiosos, culpa e pecado emigraram para o terreno da modelagem do corpo.
O modelo de corpo feminino almejado pelas entrevistadas tem de ser, imperativamente, “seco, sarado, e definido”. Assim perde as curvas que, durante tanto tempo, foram valorizadas como apanágio das mulheres, e se aproxima de um ambíguo referencial andrógino. Mas essa “boa aparência” custa caro, em todos os sentidos, já que só poderá ser alcançada, em um círculo perverso, pela utilização das ferramentas que a sociedade de consumo põe à disposição dos seus súditos. E a indústria da beleza, nas academias e nas clínicas, incansavelmente se nutre do reforço dos padrões disciplinares de dominação e submissão, que a fábrica dos corpos perpetua.
Profa. Dra. Monique Augras – PUC-Rio

Disponivel em: http://www.joanadevilhenanovaes.com.br/livro.php acesso em 8 de março
UM LIVRO PARA REFLETIR SOBRE O QUE ´É BELEZA E O QUE SE SOFRE POR ELA DA PSICANALISTA JOANA DE VILHENA NOVAES COMENTEM:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo