cOM QUE CORPO EU VOU? mAIS UM BELO LIVRO DE jOANA nOVAES

nformações sobre livro:


Título: Com que corpo eu vou? – Sociabilidade e usos do corpo nas mulheres das camadas altas e populares

Autora: Joana de Vilhena Novaes

Número de páginas: 214



Coeditor: Editora Pallas

Coleção: Teologia e Ciências Humanas nº 90

Com que corpo eu vou?, de Joana de Vilhena Novaes (Psicologia, PUC-Rio), procura entender como as mulheres brasileiras percebem, usam e se relacionam com seus corpos. Com apresentação da historiadora Mary Del Priore, o livro reúne, de forma bem-humorada, depoimentos de mais de 200 mulheres que declararam medos, aflições, desejos e sexualidade.



Ao analisar esse culto ao corpo, Joana Novaes mostra ainda como este longo e complexo tema se enraíza na mentalidade e na cultura de mulheres de diferentes classes sociais e como elas veem o próprio corpo, esculpidos de acordo com o meio no qual estão inseridas.



Nesta obra, a autora ainda aponta para uma nova cartografia do corpo que vem se desenhando: “Estaríamos em busca de um corpo para além do humano?”, questiona a doutora, ressaltando ainda o valor simbólico do corpo, o que ele representa como capital e como, historicamente, a beleza sempre foi um valor. O envelhecimento e suas implicações na sexualidade feminina são também abordados no texto.

para ler, reler, refletir e divulgar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo