Afrodite ou Anorexia ???? E a busca pela beleza

29/08/2010 07:47:00

As pedras na sandália de vênus

Especial para o Diário*

Afrodite deve estar aflita no Monte Olimpo. A deusa do amor, do sexo e da beleza está sofrendo com as drásticas mudanças nestes aspectos de uns tempos para cá. E não é para menos, a busca desenfreada por um padrão de beleza inatingível causa anorexia em milhares de jovens; o sexo está sendo iniciado cada vez mais cedo; e o amor tornou-se supérfluo no sistema capitalista.
O mundo globalizado impôs como símbolo de beleza mulheres raquíticas, levando garotas de todo o planeta, que tentam ser perfeitas, a doenças, como bulimia e anorexia. Essas mulheres já não se alimentam corretamente para tornarem-se um estereótipo idealizado pela sociedade corrente. Esses valores, presentes em todas as camadas sociais de forma exacerbada, são instrumentos de exclusão e discriminação social. Os seres de Fernando Botero, definitivamente, já não podem mais ser considerados belos.
A mídia trouxe para os adolescentes uma mudança drástica. A abordagem desorganizada e explícita sobre sexo, em todos os meios de comunicação, vem fazendo com que a, antes temida, ‘primeira vez' aconteça cada vez mais cedo, aumentando os índices de gravidez na adolescência e antecipando até mesmo o ciclo de menstruação das jovens. Portanto, pode-se considerar o livre acesso à informações do mundo adulto como responsável pela aceleração no desenvolvimento sexual dos indivíduos.
Com o capitalismo - sistema econômico que tem como objetivo maior o acúmulo de riquezas e o maior lucro possível -, o amor está abandonado. Considerado como algo indispensável e inexplicável por autores diversos (como nos versos "Amor é fogo que arde sem se ver (...)", de Luís de Camões) e como essencial por psicólogos de todo o mundo, este sentimento tem sido deixado em segundo plano. E é raramente lembrado, pois o ser humano contemporâneo só tem olhos para o dinheiro.
Em suma, Afrodite terá muito trabalho, até porque tentar consertar tantos defeitos da sociedade atual é uma tarefa árdua. Uma solução é a mudança no pensamento da população mundial, que será alcançada somente com melhorias na Educação. Apenas assim, os cidadãos poderão ter uma visão crítica sobre o meio em que vivem e tudo que lhes é transmitido, sendo aptos a transformar a realidade. Mas, convencer os representantes do globo a investirem no setor educacional é missão para outro deus grego, Apolo, o deus da luz.

*Adoro música e teatro. Também curto muito viajar, conhecer lugares novos e diferentes culturas. Pretendo cursar Relações Internacionais na Universidade de São Paulo e aprender um terceiro idioma. Escrever é sempre um grande desafio, que nos dá a oportunidade de criar e recriar histórias. Paulo Henrique Ribeiro Neto, 16 anos, São Bernardo

Disponível em: http://www.dgabc.com.br/News/5828140/as-pedras-na-sandalia-de-venus.aspx Acesso em 2 de setembro de 2010

Gostou do texto do Paulo Henrique e ficou com vontade de enviar o seu também? Aproveite este espaço. Mande contos, poemas e redações para d+@dgabc.com.br

Comentários

  1. Incrível um jovem de apenas 16 anos reconhecer esses graves problemas que enfrentamos atualmente. Realmente a alma feminina está passando por momentos muito difíceis,em que a busca exarcebada pela beleza nos coloca em situação de risco, nos deixando a merce de doenças como a Anorexia. Vale a pena refletir.
    Esse jovem talentoso é meu filho! E me surpreendeu com esta percepção de nossa realidade.
    Marilene C. Ribeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

E a vigorexia anda à solta!!!!

Vítima de anorexia, Carola Scarpa morre em São Paulo

Homens superam preconceitos e aderem ao silicone para turbinar o corpo